Seja Bem-vindo(a)

(16) 3252-5513

Farmacia Naturalis

Menu Principal



Produto

Home » Fitoterápicos

Curcuma Longa
  • Curcuma Longa

Curcuma Longa

Marca: .

Modelo: Cápsula

Disponível: Em Estoque

Referência: ,


Esta planta também pode ser conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.


A Curcuma Longa é uma planta conhecida popularmente como açafrão. Além de ser usada muito frequentemente na culinária, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural .Apresenta potente ação antioxidante e antiinflamatória, auxiliando na prevenção de várias doenças no organismo, como: artrite, artrose, doenças cardiovasculares, doenças hepáticas, diabetes, obesidade e ainda previne contra a formação de células tumorais.

Planta originária do sudoeste asiático, utilizam-se as raízes (rizomas) secas e maceradas. Faz parte da Família das Zingiberaceae, é uma erva pungente, amarga, adstringente, com cheiro característico e forte cor amarela. Usada desde a antigüidade para tingir de amarelo, vem sendo utilizada na indústria alimentícia como corante e como objeto de estudos por sua capacidade de induzir apoptosi que é uma espécie de morte celular programada, induzida por algumas substâncias utilizadas nas terapias antitumorais. Entre essas substâncias encontram-se também a curcumina, um pigmento amarelo, contido na planta da Curcuma Longa.

Recentes estudos demonstraram como essa substância, e também seus derivados, estão em condições de inibir o desenvolvimento de algumas formas de tumores provocados quimicamente como aqueles da pele e do colón. Tal capacidade é possível graças à inibição de formação de vasos sanguíneos que nutrem os tumores. Um estudo realizado em alguns indivíduos afetados por tumores na cútis e membranas das mucosas, nas quais foram aplicadas três vezes ao dia por um mês uma pomada com 5% de Curcuma Longa, revelaram uma sensível melhora, demonstrada pela redução das lesões, da dor e da exsudação.

A Curcuma Longa possui outras propriedades terapêuticas entre as quais vale a pena citar aquelas que agem sobre a oxidação das lipoproteínas responsáveis pela aterosclerose (antioxidante e anti-infeccioso). Como vários outros remédios naturais, a Curcuma Longa pode também interferir com outros fármacos e por isso recomenda-se um uso controlado sob orientação de um médico e de um farmacêutico.

Disponível em pó e em Cápsulas

 

 

Antioxidante

Graças às suas propriedades antioxidantes, a curcumina, um dos bio ativos da planta, atua no combate aos radicais livres. Essas moléculas, resíduos da atividade celular, podem causar reações em cadeia causando mutações no código genético. A curcumina tem o papel de neutralizar os radicais livres e impedir sua ação destrutiva. Nesse caso, o extrato de Curcuma Longa tem um efeito muito mais potente do que sua forma in natura. Enquanto na forma in natura há apenas 5% de curcumina, o extrato apresenta uma concentração de até 95%, o que garante a otimizacão das propriedades antioxidantes.

Anti-inflamatória

A curcumina é o mais potente anti-inflamatório natural. Seus resultados são tão eficazes quanto os medicamentos alopáticos, mas com uma grande vantagem: não geram efeitos secundários indesejáveis, como gastrite e úlceras. Capaz de interagir com diversos alvos moleculares e dona de um potente efeito analgésico, é um importante agente terapêutico no tratamento de doenças inflamatórias do intestino, pancreatites, artrites e uveítes. No tratamento de artrites e dores articulares é especialmente eficaz, muito mais potente por exemplo do que o ibuprofeno e sem seus efeitos tóxicos.

Prevenção do Alzheimer

Eficiente na remoção do acúmulo de placas no cérebro e na melhoria do fluxo do oxigênio, a Curcuma ajuda a defender o sistema nervoso, prevenindo e abrandando males como Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas. Estudos mostram que, ao entrar em ação, a curcumina diminui de 50% a 19% a proporção de células danificadas.

Prevenção de Doenças Hepáticas

Considerada um verdadeiro desintoxicante natural, a Curcuma protege o fígado dos efeitos nocivos de toxinas como álcool e medicações. Além de diminuir componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo, também revigora e melhora a circulação sanguínea, promovendo a boa saúde do fígado.

Antialérgica

Com capacidade de reduzir a produção corporal de histaminas, substâncias que causam reações alérgicas, a Curcuma favorece o bloqueio da imunoglobina e apresenta grande eficiência na prevenção ou diminuição dos sintomas de alergias em geral.

Antienvelhecimento

Graças às suas propriedades antioxidantes e fotoprotetoras, a Curcuma é um potente agente antienvelhecimento, atuando na proteção da elastina e do colágeno, responsáveis pelo tônus da nossa pele. Sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante torna essa planta também útil no tratamento de todas as lesões cutâneas.

Anti-cancerígena

Sua ação anti-oxidante no combate aos radicais livres induz à autodestruição das células cancerosas e inibindo o surgimento de vários tipos de câncer, como: colón, pulmão, fígado, estômago, mama, ovário, leucemia, entre outros. Talvez por isso, esses tipos de câncer sejam tão raros em países da Ásia, onde a Curcuma é largamente consumida.

Proteção Cardiovascular

Ao evitar a oxidação do colesterol no organismo, que danifica os vasos sanguíneos e se acumula nas placas, a Curcuma melhora a circulação do sangue, atuando na prevenção de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Tratamento de distúrbios oculares

A Curcuma tem grande potencial terapêutico em vários distúrbios oculares decorrentes da idade, como olho seco, cataratas, retinopatia diabética e outros.

Termogênico/Perda de peso

A Curcuma também previne a obesidade e ajuda a perder peso, pois melhora o fluxo da bile, inibindo o crescimento das células de gordura. Sua ação influencia o modo como o organismo regula os triglicéridos, fazendo com que estes se transformem em fonte de energia ao invés de ficarem armazenados como gordura corporal.

Arteriosclerose

Pesquisas mostram que o efeito antioxidante da Curcuma também diminui o risco de arteriosclerose, evitando obstrução nas artérias, prevenindo a formação de placas e reduzindo o colesterol.

Psoríase

A curcumina (ativo da planta) é também utilizada como complemento no tratamento da psoríase. Suas propriedades ajudam a diminuir o inchaço e as dores relacionadas à doença, reduzindo nessas áreas a quantidade de células e queratinócitos, que estão associados à atividade psoriática.

Contra-Indicações

Contra indicado para grávidas devido ao efeito estimulante uterino, hipersensibilidade à substância, não é recomendado altas concentrações de Curcumin em casos de cálculos biliares, ducto biliar obstruído e icterícia obstrutiva, e mulheres no período de lactação.


Fonte: Infinitypharma / http://curcumalonga.com.br

Cápsulas com Extrato padronizado de Curcuma longa

Extrato seco de Curcuma longa (95%) ..........................300 – 500mg

Excipiente qsp............................................................1 cápsula.

Posologia: 1 cápsula 3x ao dia, com alimento.

  • 1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado;
  • 2. Imagens meramente ilustrativas;
  • 3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto;
  • 4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico;
  • 5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido;
  • 6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem;
  • 7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos;
  • 8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica;
  • 9. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica;
  • 10. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado;
  • 11. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica;
  • 12. Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia;
  • 13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".

Produtos Relacionados

Fale Conosco